08-02-2024

INEM e Federação Portuguesa das Associações de Surdos unem-se para promover sinergias na formação

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estabeleceu um protocolo com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) para a realização de ações de formação e de sensibilização, quer para a comunidade surda, como para os profissionais do INEM.


Fruto da recente parceria estabelecida entre o Instituto e a FPAS, foi promovido no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023 o primeiro curso de Suporte Básico de Vida para Pessoas Surdas, voluntárias no evento religioso. Sendo os formandos Surdos provenientes de diversos países, tais como Países Baixos, Haiti, Eslováquia, Argentina e Portugal, a ação de formação contou com a presença de duas Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e de uma Intérprete de Gesto Internacional.


A formação foi ministrada em Língua Gestual Portuguesa e adaptada para Gesto Internacional pela médica Mariana Couto Bártolo, a primeira médica Surda profunda em Portugal e Vice-presidente da FPAS, tornando esta ação inédita.


Esta foi uma de várias iniciativas que o INEM tem procurando desenvolver para melhorar o acesso das pessoas com deficiência ou outras características aos serviços de emergência, promovendo a igualdade, a não-discriminação e uma maior inclusão.


imagem do post do INEM e Federação Portuguesa das Associações de Surdos unem-se para promover sinergias na formação
Voltar