11-01-2024

Retrospetiva do ano 2023 disponível no site do INEM

A entrada num Ano Novo é sempre uma oportunidade para rever o que foi realizado no ano anterior. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) publicou os principais acontecimentos que marcaram o trabalho desenvolvido pelos seus profissionais nos últimos 12 meses. Consulte aqui.

 

O ano de 2023 ficou marcado por diversos acontecimentos marcantes, tais como o envio em simultâneo de duas equipas para auxílio a outros países, mais concretamente Turquia e Chile em resposta a um sismo e a uma vaga de incêndios respetivamente. O INEM integrou também a Força Operacional Conjunta (FOCON) enviada ao Canadá para auxílio no combate aos incêndios florestais. O INEM mostrou assim a sua capacidade de projeção internacional integrando equipas multidisciplinares.

 

Outro grande acontecimento registado em 2023 foi a organização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal. Um evento global no qual o INEM coordenou o Dispositivo de Emergência Médica constituído por meios próprios, de Corpos de Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), bem como por voluntários do Comité Organizador Local. De igual forma, o INEM integrou e coordenou o dispositivo de prevenção do Rally de Portugal, entre os dias 10 e 14 de maio, e coordenou as operações de socorro durante as celebrações do 13 de maio, em Fátima, entre os dias 12 a 14. No local, o INEM empenhou o seu módulo PT-EMT.

 

2023 foi também o ano em que o INEM lançou diversas campanhas de comunicação para promover a literacia em saúde dos cidadãos, esclarecendo acerca da missão do Centro de Informações Antivenenos (CIAV) e também sobre quando ligar 112 ou SNS24. O INEM continuou, ao longo do ano, a promover webinares, seminários e jornadas para fomentar o conhecimento científico na área da emergência médica pré-hospitalar.

 

O INEM garantiu a renovação da certificação pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) de diversas Normas aplicáveis à sua atividade e viu renascer a Delegação Regional do Algarve. Continuou a fomentar, desenvolver e melhorar a sua ferramenta de registo clínico iTeams, tendo o ano de 2023 fechado com cerca de 120 parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a usar esta ferramenta informática, para além da totalidade dos meios operados diretamente pelo INEM.

 

Todas estas atividades são apenas alguns exemplos daquilo que foi conseguido em paralelo à atividade diária do Sistema Integrado de Emergência Médica e do INEM, demonstrando uma enorme capacidade de trabalho dos profissionais e parceiros do Instituto.

 

Aceda aqui à cronologia completa que descreve a atividade do INEM em 2023.

imagem do post do Retrospetiva do ano 2023 disponível no site do INEM
Voltar