21-12-2023

INEM doa medicamentos e dispositivos médicos à Palestina

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) doou 5 paletes de medicamentos, equipamentos e dispositivos médicos à Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano. Esta ajuda surge na sequência da ponte área humanitária estabelecida entre Bruxelas e o Egipto pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeias (DG ECHO), com o objetivo de fazer chegar ajuda médica e humanitária à Palestina.

A doação do INEM foi articulada entre a Secretária-Geral do Ministério da Saúde, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e os Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) e surge do apelo da União Europeia para ajuda humanitária a Gaza.

Foram doados equipamentos e dispositivos médicos para fazer face às tipologias de vítimas que tem sido reportada pelas autoridades locais, pela Organização Mundial de Saúde e outras organizações internacionais a operar naquela região, nomeadamente, vítimas de trauma, de saúde materno-infantil, cuidados intensivos e emergência e doenças crónicas. Os medicamentos e equipamentos médicos enviados sairão do aeroporto de Bruxelas com destino ao Cairo no próximo dia 28 de dezembro.

Esta iniciativa visa honrar os compromissos nacionais e internacionais no âmbito da cooperação internacional em saúde por parte de Portugal. Demonstra igualmente solidariedade e apoio diante da crise humanitária que assola aquela região do mundo.

imagem do post do INEM doa medicamentos e dispositivos médicos à Palestina
Voltar