16-11-2023

Estrelinha do INEM participa no Trail Monges de Cister em Alcobaça

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) marcou presença na 3.ª edição do Trail Monges de Cister, evento organizado pelos Bombeiros Voluntários de Alcobaça no passado dia 29 de outubro, Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC).


A presença do INEM fez-se notar graças à Estrelinha, a mascote do Instituto, que participou nas três provas: no Trail Curto, com distância aproximada de 15km; na caminhada, com a distância de 10 km e na corrida dedicada aos mais pequenos – a Monges Kids – com uma distância variável em função do escalão etário.


O INEM esteve ainda representado pea Enfermeira Sónia Figueira, que aproveitou a oportunidade para fazer uma ação de sensibilização sobre o tema. Esta ação teve como objetivo alertar as crianças para o AVC e para a importância de reconhecer os sinais e sintomas, contando também, com a sua visibilidade, ter impacto em todos os participantes do evento.


Foram também distribuídos flyers informativos da Fast Heroes, organização que tem sido parceira do INEM na área da consciencialização para o AVC.


Sensibilização intergeracional do AVC


Também no âmbito do Dia Mundial do AVC decorreu, no dia 3 de novembro, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, outra ação: a “Sensibilização intergeracional do Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, que contou com a presença de 69 crianças, entre os 5 e os 8 anos da escola primária de Aljubarrota e da Fundação Vida Nova, e e 44 seniores da Universidade Sénior de Alcobaça e avós das crianças. Durante duas horas, as crianças e os seniores realizaram atividades que tiveram como objetivo a sensibilização para os sinais e sintomas de AVC e para a importância do contacto precoce para o 112 nessas situações.


Esta atividade foi organizada por diferentes entidades, entre as quais os BV Alcobaça, escolas locais, a Universidade Sénior de Alcobaça, a iniciativa Fast Heroes (bem como a Iniciativa Angels) e o Município de Alcobaça. A presença do INEM foi promovida pelo Processo Assistencial AVC e pelo Gabinete de Marketing e Comunicação. O Instituto foi representado por profissionais de saúde e pela mascote Estrelinha.


Sendo a segunda principal causa de morte e a terceira principal causa de incapacidade em Portugal, o AVC é uma das principais razões pelas quais as crianças perdem os seus avós. O trabalho de sensibilização da população para os seus principais sinais, sintomas e tratamento é fundamental. Foi em torno deste objetivo que estas instituições e o projeto Fast Heroes juntaram “netos” e “avós” para mais um dia muito especial.

imagem do post do Estrelinha do INEM participa no Trail Monges de Cister em Alcobaça
Voltar