INSA assinala 124.º aniversário
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinala o seu 124.º aniversário no dia 10 de novembro. O programa das celebrações, que decorrem no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, no Porto, prevê a realização de uma Conferência-debate intitulada “Alimentação e Sustentabilidade”, seguida de um painel de debate com especialistas da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e da Ordem dos Nutricionistas, entre outros.
O evento terá início com o descerramento de uma placa evocativa do 15.º aniversário do edifício do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira – Delegação do INSA no Porto, à qual se seguirá a habitual sessão de abertura e boas-vindas. De seguida, terá lugar a Conferência-debate intitulada “Alimentação e Sustentabilidade”, proferida por João Breda, senior advisor da Divisão de Sistemas e Políticas de Saúde da Organização Mundial da Saúde para a região europeia (OMS Europa), e por Válter Fonseca, technical officer da Divisão de Sistemas de Saúde do Gabinete Europeu da OMS para a Qualidade em Saúde (Atenas/Grécia).
Após a conferência, haverá espaço para um painel de debate com especialistas da Direção-Geral da Saúde, da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, bem como de representantes da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e da Ordem dos Nutricionistas.
Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, o INSA desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde. O INSA tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública através de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, atividade laboratorial de referência, observação da saúde e vigilância epidemiológica, bem como coordenar a avaliação externa da qualidade laboratorial, difundir a cultura científica, fomentar a capacitação e formação e ainda assegurar a prestação de serviços diferenciados.
Fonte: INSA
