E se alguém ao seu lado tiver um desmaio? Sabe como atuar?
Sabia que os primeiros gestos após a ocorrência de um episódio súbito de doença ou acidente podem ser preponderantes para o seu o desfecho? Estará preparado para agir caso de alguém, próximo de si, necessite de ajuda? O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) fornece um conjunto de formações e informações online com vista ao aumento da literacia em saúde da população. Aceda a aprender.inem.pt e a inem.pt e aprenda a salvar uma vida.
O papel dos cidadãos é fundamental na prestação de auxílio a vítimas de doença súbita ou acidentes. Sabia que, por exemplo, a cada minuto que passa após uma Paragem Cardiorrespiratório (PCR), a vítima perde 10% de hipóteses de sobrevivência, pelo que, ao fim de cinco minutos sem assistência, a vítima tem apenas 50% de probabilidade de sobreviver? Isto demonstra a importância da preparação dos cidadãos em agir, não só pedindo ajuda ao 112 de forma correta, célere e eficaz, como também para iniciar a realização de compressões torácicas de qualidade e, se indicado, a realização de desfibrilhação precoce.
E se a pessoa que está ao seu lado se engasgar? Sabe em que situações poderá aplicar a famosa “manobra de Heimlich” para solucionar uma situação potencialmente fatal?
Aceda a aprender.inem.pt e a inem.pt e veja como é fácil aprender a ajudar a salvar uma vida. Em alternativa, o INEM tem também uma lista de entidades formadoras certificadas que ministram formação de primeiros socorros. Consulte esta lista e escolha a formação certificada que mais lhe convém!
Lembre-se, a possibilidade de salvar uma vida poderá também depender de si. Ajude o INEM a salvar vidas!
