26-10-2023

Obrigado INEM | “Pela prontidão em socorrer o meu pai, uma vez que lhe salvaram a vida”

“Liguei para a linha 112 para pedir uma ambulância, para socorrer o meu pai que se encontrava na berma da A2 (…). Fui atendida por uma senhora que nos ajudou e que ligou para o meu pai para tentar falar com ele diretamente. Eu encontrava-me perto do local e a deslocar-me para junto dele. A mesma senhora da linha do INEM (que se encontrava no Porto) ligou-me novamente para dizer que já tinha falado com o meu pai e que estava a ambulância a caminho, dando-me uma palavra de conforto.


Já no local, chegou a ambulância com dois socorristas a bordo, que o levaram para a urgência do Hospital Garcia de Orta. Quando cheguei ao Hospital já eles se estavam a ir embora e o rapaz teve o cuidado de falar com o segurança para eu poder dar um beijinho ao meu pai, uma vez que os acompanhantes não podem entrar.


Já cá fora, o mesmo rapaz ainda teve o cuidado de falar comigo e explicar-me o que ia acontecer, que exames ele iria fazer e quanto tempo é que eu devia de esperar cá fora até ir outra vez pedir informações. Foram 2 minutos do tempo dele, 2 minutos que fizeram imensa diferença.


Por tudo isto, quero agradecer a estes três profissionais de saúde, pela atenção que tiveram comigo enquanto acompanhante, mas sobretudo pela prontidão que tiveram em socorrer o meu pai e a levá-lo ao hospital, uma vez que lhe salvaram a vida.


Muito, muito obrigada.”


Ana S.


Intervieram nesta situação os seguintes profissionais:


Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)
Atendimento | Técnica de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) Ana Patrícia Almeida
Acionamento de meios de emergência |TEPH Patrícia Pinto


Ambulância dos Bombeiros Voluntários de Almada

imagem do post do Obrigado INEM | “Pela prontidão em socorrer o meu pai, uma vez que lhe salvaram a vida”
Voltar