Dia Mundial do Coração
No Dia Mundial do Coração, assinalado a 29 de setembro, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, recordou a importância de prevenir a Doença Cardíaca Isquémica.
A doença ocorre quando as artérias coronárias deixam de cumprir a sua função, ou seja, irrigar o músculo cardíaco, podendo no limite provocar a necrose (morte) de uma parte do músculo cardíaco, situação mais conhecida por Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).
Existem vários objetivos relacionados com a literacia em saúde nesta área: contribuir para melhorar a identificação dos sintomas de Enfarte Agudo do Miocárdio – EAM; alertar para a necessidade de ligar para o 112 mais rapidamente, e de forma mais assertiva, e contribuir para que o tempo entre o início sintomas e o tratamento adequado seja menor.
Por este motivo, não esqueça:
Se surgirem sintomas de Ataque cardíaco não aguarde. O tempo é crucial para vidas. Cada segundo conta.
Atrasar o diagnóstico e o tratamento significa aumentar o risco de complicações ou mesma de morte.
Durante um ataque cardíaco, o tempo ideal para receber tratamento e obter o melhor desfecho é inferior a 90m.
Esteja atento aos Sintomas de EAM / Ataque Cardíaco:
- Dor no peito.
- Sensação de desconforto.
- Transpiração.
- Sensação de peso nos membros superiores ou no pescoço.
- Náusea.
Se tiver estes sintomas ou estiver na presença de uma pessoa que os tenha:
- Chame de imediato o 112.
- Nunca se desloque por meios próprios.
Em Portugal continua a chamar-se o INEM com pouca frequência perante as situações agudas já referidas, acionando-se menos vezes as vias verdes e fora da janela de tempo adequada.
O contacto com o 112 permitirá ativar a Via Verde Coronária, que garante um acesso rápido ao tratamento das situações agudas. Assenta numa rede de laboratórios de hemodinâmica onde se realiza a angioplastia – que é uma intervenção que desbloqueia a artéria obstruída, reduz dor e sintomas e salva vidas! – e que está dispersa em Portugal Continental, com equipas de profissionais de saúde muito diferenciados.
O acesso à Via Verde Coronária deverá ser feito através de uma chamada para o Número Telefónico de Emergência (112) que encaminhará a chamada para o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgente) do INEM.
O INEM é uma peça chave na Via Verde Coronária, porque se interliga com o hospital que recebe o doente, evitando que fique retido nas Urgências à espera de triagem.
Por último, importa recordar que as pessoas com Doença Cardiovascular Crónica devem fazer sempre o controlo de rotina com o seu médico assistente e ter em atenção o cumprimento rigoroso de toda a medicação prescrita. Os níveis de colesterol, diabetes, hipertensão arterial, a obesidade e o sedentarismo e o consumo de tabaco são fatores de risco a controlar.
