31-08-2023

Equipa do INEM termina missão em São Tomé e Príncipe

Terminou no passado dia 27 de agosto a XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu em São Tomé e Príncipe. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) esteve presente nesta cimeira garantindo no terreno apoio técnico ao comando e controlo da resposta em emergência médica e proteção em saúde a Altas Entidades, tendo também colaborado na assistência médica, em parceria com profissionais do Hospital Aires Menezes. Durante toda a semana de trabalhos da cimeira foram registadas pelas equipas um total de 26 assistências.

 

A participação do INEM, com uma equipa de 10 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) e profissionais de logística, surge de uma cooperação iniciada em 2018 em 2020 com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe. Esta missão desencadeada com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em articulação com a Embaixada Portuguesa em São Tomé e Príncipe, vai muito para além da cooperação no apoio médico à cimeira, tendo também uma componente de capacitação e treino dos profissionais de saúde do Hospital Aires Menezes na resposta ao doente critico. Com este mesmo fim foi doado pelo INEM, I.P. material e equipamento médico ao Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.

 

No final desta cimeira, onde São Tomé e Príncipe assumiu a Presidência da CPLP para o biénio 2023-2025, sob o tema “Juventude e Sustentabilidade”, o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, agradeceu e enalteceu esta cooperação na área da Saúde entre Portugal e São Tomé e Príncipe, reforçando a importância da colaboração da resposta médica do INEM durante o evento e no apoio ao Hospital Aires Menezes.

 

De igual forma, também o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu pessoalmente a presença do INEM em São Tomé e Príncipe, realçando a importância desta cooperação.

 

imagem do post do Equipa do INEM termina missão em São Tomé e Príncipe
Voltar