O INEM e o SIEM para lá da Jornada Mundial da Juventude
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada entre os dias 1 e 6 de agosto na zona da Grande Lisboa, toda a atenção mediática esteve centrada neste evento que trouxe ao nosso país um grande número de peregrinos. Contudo, o resto do país não parou, assim como o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) que continuou a fazer face às inúmeras emergências médicas pré-hospitalares que ocorreram fora deste evento, num total de mais de 26.700 pedidos de ajuda recebidos nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM neste período.
Para fazer face ao enorme afluxo de peregrinos que se deslocaram ao nosso país para participar na JMJ, o INEM, em conjunto com os parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), operacionalizaram um Dispositivo de Emergência Médica em exclusivo para este evento. Tal como foi noticiado este dispositivo assistiu 4.376 peregrinos durante a JMJ.
Continuando o seu trabalho diário, para lá da JMJ, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM receberam, entre 1 e 6 de agosto, 26.170 chamadas, o que perfaz uma média de 182 chamadas atendidas por hora. Durante estes 6 dias, foram acionados 24.252 meios de emergência para situações de acidentes ou doenças súbitas em todo o território continental, numa média de 4.042 acionamentos diários.
Estes números demonstram o trabalho que é feito diariamente pelo INEM e pelos seus parceiros. Demonstram que em caso de emergência médica há um sistema a funcionar e um vasto conjunto de homens e mulheres empenhados em ajudar em caso de necessidade. Por isso, em caso de emergência, ligue 112! Em situações menos graves, ligue SNS24 – 808 24 24 24.
Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!
