17-08-2023
Conhece os 10 princípios de atuação dos/as profissionais do INEM?
No exercício das suas funções, os/as profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) integram 10 princípios de atuação. Conheça-os.
- Serviço público: Os profissionais do INEM, I. P., prestam um serviço à comunidade e atuam exclusivamente no interesse do serviço público que o Instituto presta, com elevado espírito de missão, sendo este prevalecente sobre outros interesses particulares ou de grupo;
- Legalidade: Os profissionais do INEM, I. P., devem respeitar e zelar pelo cumprimento das normas legais e regulamentares aplicáveis à sua função;
- Neutralidade: Os profissionais do INEM, I. P., devem desempenhar as suas funções com equidistância relativamente aos interesses com que sejam confrontados, sem discriminar positiva ou negativamente qualquer deles, na perspetiva do respeito pela igualdade dos cidadãos;
- Igualdade e Não-discriminação: Os profissionais do INEM, I. P., devem promover a igualdade de acesso ao serviço público a todos os cidadãos, sem discriminação em razão da sua idade, género, raça, língua, ascendência, situação económica, convicções ideológicas, políticas ou religiosas;
- Integridade: Os profissionais do INEM, I. P., devem abster -se de práticas que possam pôr em causa a irrepreensibilidade do seu comportamento, nomeadamente no que se refere a ofertas de ou a terceiros;
- Dedicação: Os profissionais do INEM, I. P., desempenham a sua função com orgulho no Instituto e elevado espírito de missão, empenhados no seu sucesso, adotando uma conduta responsável que os prestigie a si e à instituição que representam, numa perspetiva de melhoria contínua e de evolução pessoal, profissional e institucional;
- Competência: Os profissionais do INEM, I. P., possuem um conhecimento vasto e profundo na área da emergência médica, que torna o Instituto a entidade de referência reconhecida a nível nacional no domínio da emergência médica pré-hospitalar;
- Respeito: Os profissionais do INEM, I. P., devem agir com respeito e correção pelos seus colegas de trabalho e pelos cidadãos, reforçando a confiança dos cidadãos na sua ação e reputação e promovendo uma cultura de integridade, rigor e credibilidade no trabalho desenvolvido;
- Continuidade e Permanência: O serviço público prestado à comunidade deve ser garantido pelos profissionais do INEM, I. P., de forma inequívoca, contínua e permanente, não colocando em causa a continuidade da prestação do socorro aos cidadãos que a ele recorrem e que dele necessitem;
- Adaptabilidade: A organização e o funcionamento do serviço devem ser avaliados e alterados de forma contínua, tendo em vista a adaptação a novas necessidades, de acordo com os respetivos contextos sociais, económicos e culturais.
O respeito pelos princípios deve verificar-se no relacionamento dos profissionais abrangidos pelo âmbito de aplicação do Código de Ética e Conduta do INEM, e com todas as entidades, de natureza pública ou privada.
