INEM presta apoio ao combate aos Incêndios Rurais
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) empenhou recursos humanos e materiais nos diversos incêndios rurais que lavram em Portugal desde o dia 4 de agosto. Esta atuação decorre das competências do Instituto no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) que prevê, entre outras medidas, que o INEM preste apoio médico nos incêndios que empenhem mais meios de combate.
Atualmente, o INEM tem empenhado, no incêndio que lavra no concelho de Odemira, duas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) e um Oficial de Ligação no Posto do Comando do incêndio, num total de 12 operacionais.
No dia 7 de agosto, o INEM ativou para o incêndio que lavrou em Caranguejeira, distrito de Leiria, duas ambulâncias SIV e um Oficial de ligação, num total de cinco operacionais. Foram alocados ao incêndio que ocorreu em Casal Menino, Ourém, no dia 6 e 7 de agosto, uma ambulância SIV e um Oficial de Ligação, num total de 3 operacionais. Também em Ourém, no incêndio que assolou a freguesia de Atouguia, o INEM esteve presente com três profissionais distribuídos por uma ambulância SIV e no Posto de Comando daquele incidente. No incêndio que lavrou no distrito de Castelo Branco, o Instituto prestou apoio, entre os dias 4 e 7 de agosto, através de duas ambulâncias SIV e um Oficial de Ligação do INEM no Posto de Comando daquele incêndio, num total de cinco operacionais.
O INEM continuará a acompanhar o evoluir dos incêndios rurais através da sua Sala de Situação Nacional e em conjunto com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
