JMJ 2023 | Agradecimento do Conselho Diretivo do INEM
No rescaldo da Jornada Mundial da Juventude 2023, o Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) dirigiu um agradecimento aos seus profissionais, colaborados e parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), o qual agora partilhamos.
“Terminada a operação do INEM na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Conselho Diretivo do INEM gostaria de reconhecer a dedicação e o notável trabalho de todos(as) os(as) seus(suas) profissionais e colaboradores(as). Foi graças a todos(as) vós que a assistência médica pré-hospitalar, assegurada durante vários dias e em diversos locais, em condições particularmente duras, fosse considerada um sucesso por todos: profissionais, outras entidades envolvidas, comissão organizadora da JMJ e, acima de tudo, pelos peregrinos e todos aqueles que participaram neste grandioso evento, incluindo o próprio Santo Padre.
O irrepreensível sentido de serviço público de todos(as) gerou um esforço coletivo de superação que permitiu ultrapassar as dificuldades (e foram muitas) e tornou a nossa participação um sucesso e, provavelmente, uma referência para próximas Jornadas.
O INEM mobilizou recursos materiais e humanos sem precedentes para este evento. Foram operacionalizados quatro módulos do nosso PT-EMT: dois no Parque Tejo-Trancão, um no Parque Eduardo VII e outro em Fátima. Foram ainda disponibilizados 17 Postos Médicos Avançados em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), cerca de 80 equipas apeadas dos Bombeiros e da CVP, Postos de Socorro assegurados pelo Comité Organizador Local e inúmeros meios de socorro e emergência em prontidão, afetos aos principais eventos da JMJ.
Paralelamente, o INEM e os seus parceiros (Bombeiros e CVP) foram reforçando o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) através da criação de novos PEM, num total de 106 meios de reforço protocolados desde maio de 2023.
Números impressionantes e que só foram possíveis implementar porque o INEM e o SIEM são formados por pessoas com elevado espírito de missão, muitas vezes acompanhado de enormes sacrifícios pessoais.
Os próximos tempos serão de reflexão e de estudo sobre as lições aprendidas. O “trabalho de casa” será feito para que possamos sedimentar e reforçar os pontos positivos e alterar e melhorar o que houver a corrigir. Mas o resultado final não pode deixar de nos orgulhar, enquanto portugueses(as) e membros da família INEM.
Uma palavra especial de apreço aos profissionais que neste momento ainda trabalham na desmontagem das estruturas físicas e equipamentos que foram necessários para os vários eventos, e que os estão a aprontar para que fiquem operacionais o mais rapidamente possível. E aos elementos do Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação (GSTI), cujo trabalho foi essencial para garantir todas as condições tecnológicas para que a infraestrutura de emergência médica pudesse estar no ativo, sem intercorrências e com segurança.
O vosso trabalho nos bastidores nem sempre é visível, mas é fundamental para que tudo corra bem!
Uma palavra também de profundo reconhecimento à Task Force do INEM para a JMJ, pelo trabalho de planeamento estratégico e gestão operacional, ambos de elevada complexidade, e a todos os profissionais que geriram milhares de ocorrências nos CODU e na Sala de Situação Nacional do INEM, nos vários Postos de Comando ou no Centro de Coordenação e Controlo Estratégico a funcionar no Sistema de Segurança Interna.
Uma nota, também, para as nossas equipas que garantiram o apoio à saúde das Altas Entidades (incluindo o Papa Francisco) e dos serviços e forças de segurança, 24/24 horas ao longo da última semana.
E claro, a todos(as) os(as) profissionais que, mesmo não tendo tido intervenção direta no evento, asseguraram a resposta aos milhares de ocorrências diárias que não deixaram de existir por todo o país e, ainda, àqueles que garantiram o apoio médico no âmbito do DECIR.
Mais uma vez, o Instituto esteve à altura de um evento com uma dimensão nunca vista em Portugal (e no resto do mundo…) graças a todos(as) vós, que nunca viram as costas por maiores que sejam os desafios ou as dificuldades. A confiança dos portugueses no INEM, agora reforçada, é resultado direto da vossa força, dedicação e competência.
Parabéns a todos(as)! E obrigado.“
O Conselho Diretivo do INEM
