Dispositivo de emergência médica para a Jornada Mundial de Juventude
Resposta de emergência médica prevê quatro Módulos de Emergência Médica, 17 Postos Médicos Avançados e mais de 100 Equipas de Socorro em toda a cidade de Lisboa.
De forma a garantir a prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalares durante a Jornada Mundial da Juventude 2023, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai disponibilizar quatro módulos de emergência médica (estruturas do INEM classificadas pela OMS como EMT – Emergency Medical Team, habitualmente chamados de Hospitais de Campanha) instalados em Fátima, Parque Tejo-Trancão e Parque Eduardo VII. Estas estruturas contarão com valências para a admissão e triagem de doentes, uma área de ambulatório, uma sala de emergência e outra de pequena cirurgia, ortopedia e raio x, bem como uma área de decisão clínica e um espaço para descanso dos profissionais.
Existirão ainda 17 Postos Médicos Avançados em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), mais de 100 equipas apeadas dos Bombeiros e da CVP, Postos de Socorro assegurados pelo Comité Organizador Local e mais de 50 meios de socorro e emergência em prontidão, afetos aos principais eventos da JMJ.
O dispositivo de emergência médica para a JMJ será assegurado por elementos do INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e Corpos de Bombeiros, num total de cerca de 500 profissionais.
Este dispositivo de emergência médica planeado para a JMJ é completamente paralelo e suplementar ao dispositivo de meios que existe habitualmente ao serviço dos cidadãos. Recorde-se que desde o dia 1 de maio, o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) tem vindo a ser reforçado para o período de verão e planeando já a JMJ. Neste momento, o país conta com um reforço de mais 106 meios de socorro, entre Ambulâncias e Motociclos de Socorro operados pelos parceiros do SIEM, para além do dispositivo regular de emergência médica.
Apesar do reforço de meios e dos serviços que serão disponibilizados no âmbito da JMJ, o INEM recorda que os cidadãos só deverão ligar o Número Europeu de Emergência – 112 – em caso de emergência. O uso abusivo deste serviço condiciona o acesso a quem realmente precisa. Em todas as situações de saúde não emergentes, os cidadãos devem ligar para o SNS24 através do 808 24 24 24.
