INEM revê norma sobre oxigenoterapia no pré-hospitalar
O Departamento de Emergência Médica (DEM) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reviu a norma sobre a administração de oxigénio e suporte respiratório em ambiente pré-hospitalar. Esta norma tem como alvo adaptar as recomendações para administração de oxigénio à mais recente evidência científica.
De forma a regular a administração de oxigénio nos meios do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), a Orientação Técnica – OT.025-01-DEM – agora emanada, tem como principais objetivos definir a administração de oxigénio nos doentes em ambiente pré-hospitalar; garantir a correta abordagem e a flexibilidade nas técnicas de administração, em função da competência dos profissionais e disponibilização de recursos; garantir a segurança na atuação. Tal como todos os fármacos, o oxigénio medicinal possui indicações e contraindicações, devendo os meios que atuam no SIEM ter atenção a estas recomendações.
De acordo com os estatutos do INEM, I.P., compete ao DEM coordenar o Sistema Integrado de Emergência Médica nas vertentes normativa e técnica e proceder à avaliação periódica do seu funcionamento.
Consulte a OT.025-01-DEM.
