Elementos do INEM condecorados pelo Presidente da República
Os elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que integraram a Força Operacional Conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que interveio no sismo que abalou a Turquia em fevereiro foram condecorados pelo Presidente da República com o grau Medalha da Ordem de Mérito, numa cerimónia realizada no passado dia 29 de junho.
Os médicos António Gandra e Inês Simões, o enfermeiro Rui Rocha, o Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) Roberto Santos, a psicóloga Joana Anjos e o operacional de logística Marco Monteiro foram condecorados com esta Medalha, bem como todos os restantes operacionais que constituíram a Força Operacional Conjunta (FOCON), como forma de reconhecimento pelos serviços prestados nas operações de busca e salvamento realizadas naquele país.
Na cerimónia de receção aos 52 elementos, que decorreu no Picadeiro Real, Marcelo Rebelo de Sousa disse que a condecoração é um “testemunho simbólico de reconhecimento nacional” e de “gratidão”, considerando que os 52 elementos da Força Operacional Conjunta (FOCON) que estiveram em missão na Turquia foram “excecionais na prontidão, no espírito de grupo, na devoção, na competência, na humanidade”.
A FOCON esteve destacada entre 8 e 18 de fevereiro em Antáquia, tendo conseguido resgatar com vida uma criança de 10 anos. “Este salvamento foi o corolário da formação do treino da persistência, da competência, da disponibilidade e da abnegação e da entrega que todos estes operacionais, em representação de todos os portugueses, colocaram em solo turco”, referiu o comandante da FOCON.
A equipa do INEM, foi constituída através do seu Pt EMT (Portuguese Emergency Medical Team), estrutura certificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A FOCON foi composta por elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa, GNR – Guarda Nacional Republicana e INEM.


Fotos: Presidência da República e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
