29-06-2023

Mais 23 meios reforçam a rede de emergência médica a partir de 1 de julho

A partir de 1 de julho, o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) passará a contar com mais 23 meios de emergência. O Plano de Reforço de Meios para o Verão 2023 é assim atualizado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para fazer face à evolução dos níveis de acionamento em determinadas zonas, tendo em conta a afluência de população nas zonas turísticas e a realização da Jornada Mundial da Juventude 2023.


A região Centro passa a contar, a partir de 1 de julho, com mais dois meios de emergência, em Almeida, na Guarda, e Óbidos. Já a região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo é reforçada com 19 meios, que se distribuem entre os concelhos de Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira, Oeiras, Cascais, Sintra, Lourinhã, Ourém, Alcanena e Benavente. A região algarvia terá o seu dispositivo de emergência médica reforçado com duas ambulâncias, em Faro e Lagos.


O reforço de meios tem vindo a ser faseado, com a entrada em funcionamento de 46 meios afetos a Corpos de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em maio e mais 28 meios em junho, aos quais se juntam agora 23 novos meios. Adicionalmente, o dispositivo conta ainda com os meios operados diretamente pelo Instituto, tais como os Helicópteros de Emergência Médica, as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), as Ambulâncias de Emergência Médica e Motociclos de Emergência Médica.


Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal Continental, cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema. Apesar deste reforço de meios recordamos que os cidadãos só deverão ligar o Número Europeu de Emergência – 112 – em caso de emergência. O uso abusivo deste serviço condiciona o acesso a quem realmente precisa. Em todas as outras situações poderão ligar para o SNS24 (808 24 24 24).

imagem do post do Mais 23 meios reforçam a rede de emergência médica a partir de 1 de julho
Voltar