Workshop de epidemiologia de campo para eventos de massas
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dias 29 e 30 de junho, nas suas instalações em Lisboa, uma nova edição do workshop de epidemiologia de campo vocacionado para eventos de massas. Destinado a profissionais de saúde, produtores/organizadores de eventos e a todos aqueles com especial interesse na temática, o curso possui uma forte componente prática, com exemplos concretos de eventos e a simulação de uma ocorrência.
A iniciativa permitirá aos formandos desenvolver competências ao nível de gestão da vigilância epidemiológica em eventos de massas, com base na experiência prévia dos profissionais do INSA em diferentes tipologias de eventos, como por exemplo festivais de música e iniciativas semelhantes que envolvam grandes concentrações de pessoas. Os interessados em participar nesta ação formativa deverão efetuar a sua inscrição, mediante o preenchimento do formulário acessível neste link.
Eventos de massas ou multidões (mass gatherings) reúnem mais do que um determinado número de pessoas num local específico para uma dada finalidade e por um período definido de tempo. Nestes contextos, os riscos para a saúde são potenciados pela concentração elevada de participantes oriundos de diferentes regiões ou países e pelo aumento do número de contactos interpessoais.
Estas situações podem implicar ainda estruturas temporárias, nomeadamente de restauração, sanitários e/ou alojamentos, que podem contribuir para um maior risco de doenças transmissíveis e, quando associadas a consumos de álcool ou outras substâncias psicoativas, propiciarem comportamentos de risco. Portugal é, nesse sentido, um país particularmente vocacionado para grandes ajuntamentos de pessoas, devido ao seu clima, ao peso do turismo e também à sua cultura.
Fonte: INSA
