A importância da correta identificação dos doentes
A Comissão de Segurança do Doente do Instituto Nacional de Emergência Médica relembra que a correta identificação dos doentes assistidos em ambiente pré-hospitalar por parte dos meios de emergência do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) é uma forma de reduzir os riscos associados a prestação dos cuidados de saúde em toda a cadeia de cuidados.
A Organização Mundial de Saúde, apresentou um conjunto de recomendações que orientaram vários países na estruturação de normas de identificação inequívoca dos doentes das organizações de saúde. É hoje aceite, e confirmado segundo evidências da prática clínica, que existe uma potencial redução do risco pela uniformização em todo o sistema de saúde, incluindo o pré-hospitalar, de procedimentos de identificação dos doentes.
Assim, a Comissão de Segurança do Doente (CSD) relembra a todos os elementos envolvidos na prestação do socorro pré-hospitalar que devem identificar corretamente e, preferencialmente, de forma inequívoca os doentes assistidos de acordo com as orientações em vigor.
