Apresentação do plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude 2023

O plano de preparação e resposta do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023), que a Direção-Geral da Saúde (DGS) integra, foi apresentado a 5 de junho de 2023, no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa.

Organizada pelo Patriarcado de Lisboa, através da Fundação JMJ Lisboa 2023, a JMJ 2023 conta com uma comissão para a elaboração e acompanhamento do plano de resposta composta por várias entidades da área da saúde. A DGS está representada pelo Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, Miguel Telo de Arriaga.

De acordo com o plano de preparação e resposta para a JMJ 2023, compete à DGS a gestão das medidas de saúde pública e a emissão de recomendações técnicas no âmbito da saúde pública, em articulação com as Autoridades Regionais de Saúde (ARS) e o INSA. Conjuntamente com as ARS e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde E.P.E., está atribuída à DGS a coordenação da implementação do sistema de vigilância sindrómica.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, destacou durante a apresentação que “podemos confiar que Portugal, no seu conjunto, e a saúde em particular, estão preparados para responder a este evento. Estamos preparados com um conjunto significativo de meios, que quanto menos forem utilizados melhor”.

A Secretária de Estado da Promoção de Saúde, Margarida Tavares, lembrou a relevância do compromisso das várias entidades envolvidas, garantindo a resposta do Ministério da Saúde.

Fonte: DGS

imagem do post do Apresentação do plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude 2023
Voltar