Hospital de campanha pan-europeu

“Portugal tem uma longa tradição de ajudar em cenários de catástrofe internacional. Somos uma nação solidária, sempre pronta e disponível para ajudar”, disse a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, que acrescentou que “justamente por isso, Portugal não poderia ficar de fora deste projeto”.

 

Margarida Tavares falava na apresentação do maior hospital de campanha pan-europeu, que integra sete países da União Europeia (UE) e a Turquia, no no âmbito da reunião do rescEU – Emergency Medical Team (EMT), que decorreu no dia 31 de maio, em Cascais.

 

Segundo a secretária de Estado, o hospital, que poderá ser acionado já a partir de 2024, “é uma prova do poder da união e colaboração. Quando os países se unem, podemos alcançar resultados notáveis em resposta a emergências e gestão de desastres”, disse.

 

Portugal vai ter acesso, através do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, a cerca de 6,7 milhões de euros para financiamentos específicos de duas das capacidades que serão atribuídas. Além do EMT, existirá uma célula especializada no transporte e outra célula especializada na produção de oxigénio.

 

A UE atribuiu diretamente 106 milhões de euros para execução do consórcio, que abrange a Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Portugal, Roménia e Turquia, visando o melhoramento do mecanismo europeu de proteção civil em caso de emergências médicas, na sequência de grandes catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

 

Os países envolvidos no projeto consideram que “o conflito no continente europeu, a par das condições climatéricas extremas e das ameaças emergentes como a COVID-19, reforçaram significativamente a necessidade de apoio mútuo dos Estados-Membros, nomeadamente quando vários países enfrentam em simultâneo o mesmo tipo de crise”.

 

Neste contexto, Margarida Tavares salientou que “o esforço coletivo do rescEU garante que nenhum país enfrenta uma situação de emergência sozinho” e que “reforça os valores fundamentais da União Europeia”.

 

Fonte: SNS

imagem do post do Hospital de campanha pan-europeu
Voltar