01-06-2023

74 meios reforçam o SIEM na primavera e verão

O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) foi reforçado, no passado dia 1 de junho, com mais 28 meios de emergência médica. Este reforço sazonal foi adicionado aos 46 meios de emergência que foram operacionalizados no passado mês de maio. O SIEM, com a colaboração dos Corpos de Bombeiros (CB) e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), está agora reforçado para os meses de verão com mais 74 meios para socorrer os cidadãos.

 


Desde o dia 1 de junho que a região norte do país passou a contar com mais 18 meios, a região centro com mais 1, a região de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo mais quatro e o Algarve mais cinco meios de emergência pré-hospitalar. O reforço de verão do SIEM, articulado entre o INEM e os seus parceiros, conta assim com mais 74 meios. Até setembro, a região norte contará com reforço total de 31 meios, a região centro seis, a região de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo mais 29 e região algarvia com um reforço de verão de mais 8 meios de emergência pré-hospitalar

 


Com este reforço sazonal, operacionalizado para acautelar a resposta ao aumento previsível das ocorrências durante o período de primavera e verão, o SIEM, através do Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa tem um total de 568 meios operacionais para fazer face a situações de acidentes ou doenças súbitas. Adicionalmente a este meios do SIEM operacionalizados pelos parceiros do INEM, o dispositivo conta ainda com os meios operados diretamente pelo instituto, tais como os Helicópteros de Emergência Médica, as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), as Ambulâncias de Emergência Médica e Motociclos de Emergência Médica.

 


Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal Continental, cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema. Apesar deste reforço de meios recordamos que os cidadãos só deverão ligar o Número Europeu de Emergência – 112 – em caso de emergência. O uso abusivo deste serviço condiciona o acesso a quem realmente precisa. Em todas as outras situações poderão ligar para o SNS24 (808 24 24 24).

imagem do post do 74 meios reforçam o SIEM na primavera e verão
Voltar