rescEU EMT | Projeto para a criação do maior hospital de campanha da União Europeia apresentado em Portugal
O projeto europeu para a criação do maior hospital de campanha pan-europeu, financiado pela Comissão Europeia (CE), vai ter a sua reunião de arranque nos dias 31 de maio e 1 de junho, em Cascais. Este projeto integra sete países da União Europeia (EU) e um Estado Participante no Mecanismo de Proteção Civil da UE e visa melhorar a resposta do Mecanismo Europeu de Proteção Civil em caso de emergências médicas, na sequência de grandes catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.
O projeto rescEU EMT será composto por três equipas de emergência médica de tipo 2 (EMT2). Este tipo de hospital de campanha terá a capacidade de prestar cuidados médicos urgentes, incluindo capacidade cirúrgica, 24 horas por dia. Para além das três EMT Tipo 2, serão criadas 17 Equipas Especializadas nas áreas dos Cuidados Intensivos, tratamento de doentes queimados, diagnóstico avançado, apoio materno-infantil, tratamento ortopédico, reabilitação, transporte de doentes, apoio laboratorial e de telecomunicações.
A UE atribuiu diretamente 106 milhões de euros para a execução deste projeto, que inclui os seguintes países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Portugal, Roménia e Turquia.
Esta capacidade do mecanismo rescEU tornar-se-á gradualmente operacional a partir de 2024 e permitirá atuar em vários tipos de cenários de catástrofe. As equipas criadas poderão intervir no apoio aos sistemas de saúde dos países afetados pelos incidentes, caso estes não consigam responder a uma emergência específica. Esta nova estrutura complementará a resposta existente do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, assegurada pelos Estados-Membros e Estados Participantes da UE no âmbito da Reserva Europeia de Proteção Civil, que já inclui 15 equipas médicas.
O rescEU é um nível adicional de proteção dos cidadãos europeus no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil com vista a reforçar ainda mais a resposta a catástrofes.
A reunião de apresentação da rescEU EMT inicia às 9h00 de amanhã, dia 31 de maio, e conta com uma conferência de imprensa às 12h00, com a participação de representantes da Comissão Europeia, Organização Mundial de Saúde e representantes dos países integrantes na rescEU EMT.
