Balanço das operações em Fátima e no Rally de Portugal
Diversas equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estiveram envolvidas em dispositivos de prevenção a dois grandes eventos realizados durante a semana transata. O INEM e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica assistiram, durante o Rally de Portugal e nas celebrações do 13 de maio em Fátima, um total de 401 pessoas.
O dispositivo no Rally de Portugal, coordenado pelo INEM e que envolveu inúmeros recursos humanos e materiais, assistiu entre os dias 10 e 14 de maio um total de 84 vítimas. Foram assistidas 12 vítimas graves e 72 ligeiras. Quarenta e oito foram vítimas de doença súbita e 36 de situações de traumatologia. Das vítimas assistidas, 54 tiveram alta após assistência, três deslocaram-se a unidades de saúde por meios próprios e 22 foram evacuadas para unidades hospitalares próximas dos locais onde se realizaram os troços do Rally de Portugal. O INEM assumiu a prestação de serviços de emergência médica ao evento, desde a sua coordenação, prestação de cuidados e encaminhamento hospitalar, sendo uma das entidades constituintes da segurança da prova, imprescindíveis à sua realização.
Em Fátima, onde o INEM empenhou o seu módulo PT-EMT entre os dias 12 e 14 de maio, os profissionais do INEM e do restante dispositivo de emergência pré-hospitalar, assistiram um total de 317 vítimas, sendo que 8 foram consideradas graves e 309 ligeiras. Cento e setenta e seis foram vítimas de doença súbita e 140 de trauma. Duzentas e cinquenta e seis tiveram alta após assistência no local, 34 foram evacuadas para a estrutura do PT-EMT do INEM que se encontrava operacionalizado próximo do santuário de Fátima, e 25 foram transportadas para unidades hospitalares.
O INEM manteve ativa a Sala de Situação Nacional, garantindo assim uma articulação eficaz entre dispositivos, Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Ambos os dispositivos coordenados pelo INEM tiveram a colaboração dos parceiros do SIEM, nomeadamente Corpos de Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa.
