INEM coordena dispositivos de emergência médica
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontra-se envolvido nas operações de prevenção a dois grandes eventos que se realizam esta semana em Portugal. Vários elementos do INEM e do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) asseguram a assistência pré-hospitalar no Rally de Portugal e nas celebrações do 13 de maio, em Fátima.
O INEM, através da Unidade de Planeamento de Eventos, Protocolo de Estado e Gestão de Crise (UPPEC), encontra-se a coordenar dois dispositivos de prevenção distintos a dois eventos que reúnem vários milhares de pessoas e que se realizam em simultâneo.
No Rally de Portugal, que decorre nas regiões centro e norte do país entre os dias 11 e 14 de maio, o INEM assume a prestação de serviços de emergência médica ao evento, desde a sua coordenação, prestação de cuidados e encaminhamento hospitalar, sendo uma das entidades constituintes da segurança da prova, imprescindíveis à sua realização.
Nas celebrações do 13 de maio em Fátima, o INEM vai assegurar a Coordenação e Funcionamento do Núcleo Técnico de Emergência Médica (NTEM) que funcionará no Posto de Comando em Fátima, e implementar e operacionalizar o Módulo de Emergência Médica (PT-EMT).
Em ambos os dispositivos, o INEM conta com a imprescindível colaboração dos seus parceiros no SIEM, nomeadamente Corpos de Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa.
O INEM recomenda a todos os participantes neste eventos que sigam as indicações das autoridades e respetivas organizações no que diz respeito a medidas de segurança.
