INEM participa em exercício internacional de proteção civil
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT), participou no exercício EU FF MODEX PT 2023. Este exercício, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em Santarém, entre os dias 2 e 6 de maio, testou vários cenários relacionados com o combate a incêndios florestais e contou com a participação de diversas entidades nacionais e internacionais.
Para este exercício, o INEM empenhou uma Viatura Médica Emergência e Reanimação (VMER), uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), e o dispositivo do Trauma Stabilization Point do PT EMT. Esta participação foi também encarada pelo INEM como mais uma oportunidade de treino, dado que permitiu simular uma missão real.
Os cenários simulados decorreram de um pedido feito por Portugal ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil para apoio no combate a incêndios rurais, face à insuficiência de meios do nosso país. Participaram nesta simulação, para além das forças portuguesas, equipas de Espanha, França, Itália e Alemanha num total de 700 operacionais.
A realização desta tipologia de exercícios (MODEX) é financiada pela União Europeia e consiste em exercícios europeus de módulos de Proteção Civil e outras capacidades de resposta a situações de catástrofe e à forma como as forças, entidades e organismos locais participantes se articulam entre si.
