INEM distinguido em Congresso Internacional de Medicina Crítica
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do Médico António Gandra, Responsável pela Delegação Regional Norte e chefe da equipa do INEM destacada em missão humanitária para a Turquia, foi distinguido no Panamá, durante o Congresso Internacional de Medicina Crítica.
A distinção, atribuída pela Associação de Medicina Crítica, ficou a dever-se ao apoio prestado pelo INEM nas operações de busca e salvamento das vítimas do sismo que abalou a Turquia em fevereiro deste ano, pelo trabalho desenvolvido com enorme responsabilidade e empatia. Recorde-se que Portugal enviou, em missão humanitária, uma Força Operacional Conjunta (FOCON) com valências em Busca e Salvamento Urbano e Emergência Médica, para ajudar e apoiar nas operações de busca e salvamento das vítimas do sismo. O INEM integrou esta força com uma equipa de seis elementos.
A distinção teve lugar na abertura do Congresso Internacional de Medicina Crítica, um encontro científico que reuniu no Panamá cerca de 1.500 participantes, incluindo 72 especialistas, oriundos da Turquia, Espanha, Alemanha, Itália, Portugal, Estados Unidos, Canadá e da América Latina.
O Médico António Grandra foi um dos conferencistas internacionais convidados para participação no Congresso.
