Reforço de meios de emergência médica para os meses de maio a setembro
Desde o passado dia 1 de maio que o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) foi reforçado com mais 44 meios, a funcionar em zonas onde se tem verificado uma maior procura dos serviços. Este plano será alvo de um monitorização e acompanhamento constante da evolução dos níveis de acionamentos por região, podendo ser ajustado ou reforçado em função da procura operacional, em termos temporais e geográficos.
Para acautelar a resposta ao aumento previsível das ocorrências durante o período de primavera e verão, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em articulação com os seus parceiros do SIEM – Corpos de Bombeiros (CB) e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – preparou um novo reforço do dispositivo dos meios de emergência médica, de forma a torná-lo mais eficiente neste período.
No norte do país, o dispositivo passa a contar com mais 12 Ambulâncias de socorro, que vão reforçar os concelhos de Braga, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Valongo, e com um motociclo de socorro operado pelos BV Portuenses.
A zona centro do país será reforçada com mais duas Ambulâncias nos concelhos de Viseu e Leiria através dos BV Viseu e BV Maceira.
A região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo será reforçada com mais 22 Ambulâncias de socorro que vão reforçar os concelhos do Montijo, Barreiro, Palmela, Santiago do Cacém, Sesimbra, Loures, Cascais, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira, Santarém. Almada e Grândola; e dois motociclos de socorro operados pelos BV Paço de Arcos e Cacilhas.
Na área da Delegação Regional do Algarve, o o SIEM será reforçado com mais 3 Ambulâncias nos concelhos de Lagos e Albufeira.
Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal Continental, cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema.
