Reunião de Emergência Médica do INEM debateu melhores práticas clínicas em Reanimação
Realizou-se ontem, dia 22 de março, no auditório da Polícia Judiciária, em Lisboa, a primeira Reunião de Emergência Médica promovida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). “How to Save a Life” foi o mote desta reunião que debateu as melhores práticas clínicas sobre Reanimação.
O encontro dinamizado pelo Departamento de Emergência Médica do INEM contou com diversos especialistas na área. Os trabalhos foram iniciados pelo responsável do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) do INEM, Miguel Soares Oliveira, que apresentou os dados relativos a este programa que regulamenta a desfibrilhação automática externa no nosso país. De seguida, teve a palavra Nélson Santos, Enfermeiro Especialista da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, que apresentou dados sobre a melhor evidência clínica sobre situação de paragem cardiorrespiratória.
Após esta palestra, Alexandre Caldeira, Médico do Hospital de Santa Maria, abordou a questão da via-área nas situações de paragem cardiorrespiratória. Por último, João Melo Alves, Médico do Hospital de São José, abordou o tema E-CPR e a realidade desta técnica que permite a oxigenação dos tecidos do organismo por uma membrana extracorporal.
O Presidente do INEM, Luís Meira, participou na sessão de trabalho e, no final, fez questão de destacar a importância de se dinamizarem cada vez mais este tipo de sessões, para que todos os operacionais do SIEM possam encontrar espaços de partilha e diálogo, reforçando-se também por este via o espirito de colaboração entre todos.
O encontro contou com um auditório esgotado, e ainda com transmissão online via canal no Youtube do INEM. Se não teve oportunidade de assistir, a gravação do evento encontra-se disponível no Youtube do INEM. Assista!
