iTEAMS CODU entra em funcionamento na próxima semana
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) irão integrar, a partir do próximo dia 28 de março, uma nova funcionalidade nos seus fluxos de trabalho. O iTEAMS CODU irá entrar em funcionamento nos CODU de forma a agilizar a introdução da informação dos meios do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) que ainda não dispõem da ferramenta iTEAMS.
O iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System) é uma ferramenta de registo clínico desenvolvida pelo INEM que tem como objetivo facilitar o suporte interativo entre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios que estão no terreno, permitindo estratificar a gravidade clínica das ocorrências e assim contribuir para uma regulação médica mais eficaz nas situações de maior gravidade.
O iTEAMS CODU será um novo módulo que irá complementar este sistema, permitindo aos profissionais do CODU visualizar os alertas produzidos pelo ITEAMS no terreno e receber os dados através de um novo formulário que segue a metodologia iTEAMS.
Para os meios do SIEM que não utilizam o registo clínico iTEAMS, os profissionais do CODU irão receber e registar a informação de forma semelhante ao que acontece a quem já usa este aplicativo informático. Na prática isto irá significar que irão ser recolhidas pelos profissionais do CODU um conjunto de informações que até ao momento não eram recolhidas no momento das chamadas de passagem de dados entre as equipas de emergência médica pré-hospitalar do SIEM no terreno e os CODU.
Estas questões levam a que a informação do utente seja uniforme entre todos os meios do SIEM, traduzindo-se numa melhoria da prestação de cuidados e na transmissão de informação à regulação médica do CODU e aos próprios hospitais de destino.
