20-03-2023

INEM aumenta bolsa de profissionais do Pt-EMT com novo DIRECT COURSE – DIsaster REsponse Core Training

Ministro da Saúde e Secretária de Estado da Promoção da Saúde acompanharam hoje o curso.

 

Decorre entre os dias 18 e 21 de março a mais recente edição do novo DIRECT COURSE – DIsaster REsponse Core Training para equipas EMT, ministrado pelo Pt-EMT do INEM, em Torres Vedras. Este é o novo formato do “Curso Inicial para Operacionais do Pt-EMT”, que tem como principal inovação a possibilidade de vivenciar uma missão em ambiente simulado, em modo de exercício ao vivo, com uma base científica e pedagógica no projeto Europeu TEAMS.

 

Esta edição visa reforçar a bolsa de operacionais do Pt-EMT, aumentando a disponibilidade de elementos para futuras missões. Por outro lado, esta nova edição vai também permitir a participação de elementos de outras equipas estrangeiras, iniciando uma nova fase de grande interesse estratégico, com vista à instalação de um centro internacional de formação de catástrofe em Portugal, apadrinhado e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, o curso conta com a participação de profissionais das equipas de Taiwan e Espanha.

 

O INEM concluiu, há precisamente quatro anos, o processo de certificação do seu módulo de emergência médica e profissionais – PT EMT Tipo 1 Móvel e Tipo 1 Fixo, junto da OMS, pretendendo dar uma resposta rápida e eficaz a situações de acidente grave e/ou catástrofe em contexto nacional ou internacional. O Pt-EMT tem a capacidade de responder a um elevado número de vítimas, garantindo a triagem, a estabilização inicial, a referenciação para as unidades de saúde adequadas e o tratamento definitivo de algumas situações médicas e traumáticas de menor gravidade.

 

O Pt-EMT é uma equipa portuguesa de profissionais de saúde que tem como objetivo prestar cuidados de saúde a populações afetadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local. Para tal, dispõe de uma organização que lhe permite:
• Triagem e avaliação inicial;
• Estabilização inicial e referenciação de um elevado número de vítimas de trauma ou doença;
• Tratamento definitivo de situações minor de trauma ou doença;
• Recurso a suporte imagiológico por RX;
• Em situação de exceção, criar um fluxo de estabilização inicial de vítimas e controlo da evacuação secundária para os hospitais de referência.

 

A implementação do Pt-EMT no terreno pressupõe autossuficiência de 14 dias. A sua estrutura é modular, existindo uma componente de atendimento clínico e uma componente de base de operações que inclui toda a estrutura logística necessária ao funcionamento autónomo deste módulo.

 

O Pt-EMT integra o voluntary pool do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, contribuindo para o reconhecimento de Portugal como um país ativo no panorama da resposta internacional/europeia à catástrofe.

 

No âmbito da certificação do Pt-EMT, o INEM desenvolveu diversas outras iniciativas ligadas à resposta humanitária e de catástrofe, integrou vários grupos de trabalho e cumpriu diversas missões como o apoio médico e sanitário às cheias em Moçambique, em 2019, ou as mais recentes missões em resposta ao sismo na Turquia e aos incêndios florestais no Chile.

 

Todo este trabalho permitiu desenvolver e sedimentar a resposta nacional à catástrofe, através do aumento da infraestrutura de suporte do EMT e da capacidade instalada. Elevados padrões de organização, planeamento, formação e capacidade efetiva de resposta, conferem ao Pt-EMT uma relevante importância no âmbito da emergência médica e da resposta à catástrofe a nível nacional e internacional, mas também como instrumento de afirmação de Portugal além-fronteiras.

 

O INEM é a única entidade em Portugal detentora de uma Emergency Medical Team Classificada pela OMS.

imagem do post do INEM aumenta bolsa de profissionais do Pt-EMT com novo DIRECT COURSE – DIsaster REsponse Core Training
Voltar