16-03-2023

Projeto iTEAMS integrado no Hospital de São João

O Projeto iTEAMS do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi integrado no sistema informático do Hospital de São João. Esta integração permite à equipa da urgência do hospital receber a informação à medida que é registada no local pelos meios do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

 

O iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System) é uma ferramenta de registo clínico desenvolvida pelo INEM que tem como objetivo facilitar o suporte interativo entre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios que estão no terreno, permitindo estratificar a gravidade clínica das ocorrências e assim contribuir para uma regulação médica mais eficaz nas situações de maior gravidade. Com integração no sistema informático do Hospital de São João, a informação clinica registada no local vai sendo recebida no hospital à medida que os operacionais do SIEM a vão inserindo na aplicação iTEAMS, permitindo a esta unidade hospitalar a preparação das suas equipas para a receção dos utentes. Esta prática ganha especial importância na receção de doentes mais graves e q que carecem de intervenções clínicas mais especificas, como por exemplo, os Enfartes Agudos do Miocárdio ou os Acidentes Vasculares Cerebrais.

 

O programa iTEAMS do INEM já se encontra a ser utilizado pela totalidade dos meios de emergência pré-hospitalar operados diretamente pelo INEM e encontra-se a ser usado em pleno por cerca de 80 parceiros do SIEM, de norte a sul do país. O INEM espera que esta sinergia com o Hospital de São João seja agora replicada em mais unidades de saúde do país, permitindo uma integração cada vez maior entre o sistema pré-hospitalar e hospitalar, garantindo ganhos para os cuidados prestados aos utentes no Serviço Nacional de Saúde.

 

Esta integração é um marco na história do INEM e foi notícia em vários órgãos de comunicação social. Veja aqui a reportagem da CNN.

 

imagem do post do Projeto iTEAMS integrado no Hospital de São João
Voltar