“O dia-a-dia de quem vive em emergência”
A revista oficial da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), PSIS21, entrevistou na sua última edição a responsável do Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Esta entrevista teve como ponto de partida a distinção atribuída por esta Ordem Profissional ao CAPIC com o Prémio Nacional de Psicologia 2022 no passado mês de setembro.
Ao longo de três páginas, a responsável do CAPIC descreve como é o trabalho dos psicólogos do INEM e é feito o dia-a-dia de quem vive em emergência que “tem tanto de exigente e desafiante, como de gratificante e fascinante”. Refere ainda que receber o prémio “foi totalmente inesperado e nenhum elemento da equipa esperava esta distinção. (…) Não esperávamos este reconhecimento por este percurso de quase 19 anos dedicados à intervenção psicológica em crise e emergência. (…) sentimo-nos verdadeiramente honrados e gratos à OPP.” Na entrevista, a responsável por este serviço do INEM refere que deposita “grande esperança no futuro e no caminho que almejamos percorrer”.
Em 2022, o CAPIC do INEM atendeu 20.614 chamadas, que originaram 8.920 intervenções telefónicas e 1.425 acionamentos das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica em Emergência (UMIPE).
Leia aqui a entrevista.
