02-03-2023

Missão portuguesa no Chile regressou a Portugal

A Força Operacional Conjunta (FOCON) que Portugal enviou para auxílio ao combate aos incêndios florestais que assolam o Chile, regressou na passada terça-feira, após 17 dias de missão. Os profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) integrados naquela força regressaram a Portugal partilhando o mesmo sentimento que toda a FOCON – Missão Cumprida!

 

A equipa do INEM, constituída dois Médicos, dois Enfermeiros e dois Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), num total de 6 elementos, teve como principal missão a prestação de apoio médico aos restantes operacionais da FOCON. Desde o início dos trabalhos operacionais no Chile, os elementos do INEM efetuaram cerca de 30 assistências a elementos da FOCON. De igual forma, a equipa estabeleceu uma estreita articulação com o sistema de emergência médica pré-hospitalar chileno, promovendo sinergias na assistência médica pré-hospitalar durante o decurso da missão portuguesa naquele país. A equipa do INEM tinha ao seu dispor todo o equipamento e material clínico necessários para garantir o apoio médico diferenciado ao nível de Suporte Avançado de Vida e Suporte Avançado de Vida em Trauma.

A equipa do INEM, foi constituída através do seu Pt EMT (Portuguese Emergency Medical Team), estrutura certificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para intervir em cenários de catástrofes.

 

Portugal enviou, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, uma força operacional com 144 elementos, o maior contingente enviado pela União Europeia. Para além dos elementos do INEM, integraram a força conjunta chefiada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), profissionais da ANEPC, da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários e Municipais de diversos distritos, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

imagem do post do Missão portuguesa no Chile regressou a Portugal
Voltar