23-02-2023

Presidente da República condecora FOCON Turquia 2023

O Presidente da República condecorou, com o grau de Membro Honorário da Ordem do Mérito, os 52 elementos da equipa de resgate portuguesa que foi destacada para as operações de busca e salvamento após os sismos na Turquia.

 

Na cerimónia de receção aos 52 elementos, que decorreu no Picadeiro Real, Marcelo Rebelo de Sousa disse que a condecoração é um “testemunho simbólico de reconhecimento nacional” e de “gratidão”, considerando que os 52 elementos da Força Operacional Conjunta (FOCON) que estiveram em missão na Turquia foram “excecionais na prontidão, no espírito de grupo, na devoção, na competência, na humanidade”.

 

Já o comandante da FOCON, José Guilherme, salientou que, durante a missão, “não existiram diferenças de fardas”, e que o trabalho dos 52 elementos foi pautado “pelo respeito mútuo, pela lealdade”, tendo “um único objetivo: salvar vidas”.

 

A FOCON esteve destacada entre 8 e 18 de fevereiro em Antáquia, tendo conseguido resgatar com vida uma criança de 10 anos. “Este salvamento foi o corolário da formação do treino da persistência, da competência, da disponibilidade e da abnegação e da entrega que todos estes operacionais, em representação de todos os portugueses, colocaram em solo turco”, referiu o comandante.

 

Na cerimónia, em que esteve também presente o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a embaixadora da Turquia em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa entregou a condecoração a José Guilherme, em representação da FOCON, e avançou que, nos próximos dias, vai distinguir com as “insígnias individuais” da Ordem do Mérito cada um dos 52 elementos da FOCON.

 

A FOCON foi constituída por elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Regimento de Sapadores Bombeiros – Lisboa, GNR – Guarda Nacional Republicana e INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

 

Créditos fotográficos : Rui Ochoa/Presidência da República

imagem do post do Presidente da República condecora FOCON Turquia 2023
Voltar