Prémio Arnaldo Sampaio 2023: candidaturas até 31 de maio
Encontram-se abertas as candidaturas para o Prémio Arnaldo Sampaio 2023, que visa distinguir o melhor trabalho de investigação em Saúde Pública realizado em Portugal e concluído nos últimos dois anos. Os interessados em concorrer a este prémio, atribuído pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), deverão apresentar as suas candidaturas até 31 de maio.
De acordo com o regulamento do Prémio, os trabalhos a concurso deverão ser inéditos, da autoria de cidadãos portugueses ou estrangeiros a trabalhar ou estudar em Portugal à data da realização da investigação, e não poderão ser apresentados a outro concurso ou ter sido premiados, antes do resultado da sua apreciação pelo Júri do Prémio Arnaldo Sampaio ser tornado público. Os originais dos trabalhos deverão ser apresentados sob a forma de um ficheiro pdf, e podem ser entregues na Sede da APPSP, em suporte eletrónico, ou enviados através do e-mail appsp@ensp.unl.pt.
Os resultados do Prémio Arnaldo Sampaio 2023, que conta com o patrocínio do Centro de Medicina Laboratorial Dr. Germano de Sousa, serão divulgados até 10 de julho. A entrega do prémio, no valor de de três mil euros, terá lugar no XXVII Encontro Nacional da APPSP 2023, a realizar-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em data a anunciar. O Júri do Prémio Arnaldo Sampaio poderá conceder menções honrosas a trabalhos não premiados.
O Prémio Arnaldo Sampaio foi instituído pela APPSP com o intuito de homenagear a memória do Professor Arnaldo Sampaio e incentivar a investigação no âmbito da Saúde Pública. Professor Catedrático de Administração de Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL), Arnaldo Sampaio (1908–1984) foi Diretor do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge entre 1968 e 1972. Na sua extensa carreira, desempenhou também funções como Diretor da ENSP/UNL (1974-1976) e Diretor-Geral da Saúde (1974-1978).
Fonte: INSA
