INEM integra força que está em auxílio no Chile
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) integra a Força Operacional Conjunta (FOCON) que Portugal enviou, no passado dia 11, em missão humanitária para apoiar nas operações de combate aos incêndios florestais que assolam aquele país da América do Sul há vários dias. A equipa do INEM é constituída por 6 elementos e tem como principal missão a prestação de apoio médico aos restantes 136 operacionais da FOCON
A missão portuguesa integra profissionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários e Municipais de diversos distritos, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e do INEM, num total de 142 operacionais.
Esta missão decorre do pedido de assistência internacional que o Chile efetuou, estando a resposta portuguesa integrada no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
A equipa do INEM, foi constituída através do seu Pt EMT (Portuguese Emergency Medical Team), estrutura certificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) . É constituída por dois Médicos, dois Enfermeiros e dois Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH). A equipa terá ao seu dispor todo o equipamento e material clínico necessários para garantir o apoio médico diferenciado ao nível de Suporte Avançado de Vida e Suporte Avançado de Vida em Trauma.
É a primeira vez que o INEM tem empenhado em simultâneo duas equipas em solo estrangeiro, uma integrada na FOCON que está no Chile e outra na FOCON que presta assistência na Turquia, na sequência dos sismos do passado dia 6 de fevereiro.
