Seis meses de surto por vírus Monkeypox
Assinalaram-se a 18 de novembro seis meses desde que foi declarado em Portugal um surto causado pelo vírus Monkeypox (VMPX), que contabilizou até à data 948 casos.
Neste momento, o país atravessa uma fase de baixa circulação do vírus, tendo sido detetado apenas um caso infeção em novembro, o balanço mais reduzido desde o início da epidemia.
Apesar da baixa circulação do vírus, mantém-se a recomendação de vacinação das pessoas em risco.
A 17 de novembro, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, visitou o GAT Checkpoint LX com a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, tendo contactado com algumas das pessoas que estão na linha da frente a responder tanto no âmbito do rastreio como no da vacinação.
Portugal foi um dos primeiros países a detetar casos de infeção por Monkeypox, tendo criado rapidamente na Direção-Geral da Saúde uma Equipa de resposta e gestão do alerta de infeção humana por VMPX, que conta com entidades como o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
O envolvimento das equipas de profissionais de saúde e das associações de base comunitária foram essenciais para garantir uma resposta adequada em termos de saúde pública.
Fonte: DGS
