Programa iTeams do INEM disponível em todas as ambulâncias do concelho de Cascais
A Câmara Municipal de Cascais e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinalaram, no dia 23 de novembro, mais um passo no protocolo de colaboração que firmaram em 2020. Todas as ambulâncias de socorro do concelho de Cascais que atuam no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), passam a estar equipadas com um computador portátil que irá permitir às equipas de emergência pré-hospitalar efetuar o registo clínico eletrónico dos utentes, através do programa iTeams do INEM.
O iTeams (INEM Tool for Emergency Alert Medical System) é uma ferramenta de registo clínico desenvolvida pelo INEM que tem como objetivo facilitar o suporte interativo entre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios que estão no terreno, pemitindo estratificar a gravidade clínica das ocorrências e assim contribuir para uma regulação médica mais eficaz nas situações de maior gravidade. Este programa vai começar a ser utilizado nos computadores portáteis adquiridos pela Câmara de Cascais para equipar ambulâncias que atuam no âmbito do SIEM, permitindo assim aos utentes socorridos ter relatado no seu registo de saúde eletrónico os eventos clínicos do pré-hospitalar. De igual forma, o Hospital de Cascais passará a receber todas as informações em versão informatizada no seu sistema operativo, com sinalização de vias verdes.
O iTeams já se encontra a ser utilizado por todos os meios de emergência pré-hospitalar operados diretamente pelo INEM, estando agora numa fase de expansão para os restantes parceiros do INEM no SIEM.
