33º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças

A DGS através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, assinala o 33º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças – 20 de novembro, data criada pela Unicef para aumentar a consciência pública deste importante normativo internacional, assente em quatro pilares fundamentais: a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a participação da criança.
 
De acordo com a Unicef, em todo o mundo, a pandemia por COVID-19 resultou numa crise dos direitos das crianças, com custos imediatos que importa acautelar, no garante de gerações e sociedades mais saudáveis e sustentáveis.
 
No domínio da saúde, em todas as suas vertentes, física e mental, importa sensibilizar para o seu impacto em todo o ciclo de vida, garantindo o crescimento das crianças em ambientes familiares saudáveis e alertando para a importância da vigilância de saúde infantil e juvenil como direitos fundamentais.
 
Nos Centros de Saúde e Hospitais, os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco trabalham diariamente junto das comunidades na promoção dos direitos das crianças e jovens.
 
Fonte: DGS

imagem do post do 33º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças
Voltar