Código de Ética e de Conduta do INEM
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), consciente do serviço essencial e de natureza social que presta junto de todos os cidadãos, e que este se desenvolve sobretudo através de relações que se estabelecem com doentes em situação de urgência/emergência, tem formalizado um conjunto de valores e princípios que os profissionais do INEM deverão seguir.
Todos os profissionais do INEM, independentemente do vinculo contratual que possuam, prestam um serviço essencial de natureza social, que exige formação especializada e confiança da comunidade. Desempenham um papel delicado, numa teia de relacionamentos sujeitos a especiais restrições éticas. Por isso, devem demonstrar um comportamento profissional irrepreensível.
Assim, toda a atuação dos profissionais do INEM assenta em 10 princípios, tais como: o principio da Legalidade, Neutralidade, Igualdade, Integridade, Dedicação, Competência, Respeito, Continuidade, Adaptabilidade e Serviço Público. Obedece igualmente a normas gerais e especificas de conduta.
Esta especificidade, impôe um especial dever de sigilo relativamente aos dados privados do doente como reclamam um especial cuidado na tomada de decisões, já que estas terão um profundo impacto na sua vida, na sua saúde, no seu bem-estar.
De igual forma, os nossos profissionais têm, com frequência, que assumir algum grau de risco pessoal ao cuidar de doentes agitados, não cooperantes, que recusam ser tratados ou que são portadores de doenças infetocontagiosas, tem que lidar com desafios sociais e psiquiátricos, tem que responder a situações que podem representar potenciais conflitos éticos.
Ao mesmo tempo, a conduta dos profissionais do INEM está também sujeita a outro tipo de considerações éticas que surgem das interações entre eles e outros profissionais – profissionais de saúde, instituições de saúde, parceiros sociais, fornecedores de bens e serviços.
Derivado desta intrínseca teia de relacionamentos e da responsabilidade que o nosso trabalho tem nas vida das pessoas, o Conselho Diretivo do INEM, explicitou e formalizou os valores e princípios que o INEM tem e deverá continuar a seguir.
Poderá consultar o Código de Ética e Conduta do INEM aqui .
