Formação TEPH avança com grupos de profissionais a terminar fase presencial e formação de transição
Em outubro, um grupo de 30 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) terminou a fase presencial do processo de Formação TEPH, estando agora aptos para passar para a próxima etapa, a realização de Estágios em Ambulância-Escola.
Os profissionais, afetos às Delegações Regionais (DR) do Norte e Sul do INEM, encontravam-se a desempenhar, em exclusivo, funções no Centro de Orientação de Doentes Urgentes e concluíram com sucesso os módulos formativos que integram a Formação TEPH: Abordagem, Avaliação e Reanimação; Emergências Médicas; Emergências Trauma; Emergência Obstétricas e Pediátricas; Operações.
Também em outubro, um grupo constituído por TEPH da DR Centro e um formando da DR Sul terminaram a Formação TEPH de Transição.
A Formação TEPH encontra-se estruturada em três fases distintas. Uma primeira fase que consiste em 230 horas de formação à distância; uma segunda fase que contempla 70 horas de formação presencial; em caso de aproveitamento, há uma terceira fase que consiste na realização de estágios em Ambulância-Escola, com supervisão médica.
Este é mais um avanço no plano de formação que o INEM iniciou em março deste ano, com o objetivo de formar a totalidade dos TEPH com as novas competências previstas na Carreira Especial TEPH.



