Desafios e oportunidades da telessaúde

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi o palco escolhido para o primeiro de um conjunto de eventos no âmbito do eHealth Summit. O encerramento da primeira eHealth Session, que teve lugar na terça-feira, dia 25 de outubro, contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde. Ricardo Mestre garantiu que a aposta na digitalização é uma prioridade do Ministério da Saúde, mas defendeu que “este caminho tem de ser feito tendo como foco o cidadão”.


“Queremos melhorar o acesso, mas também a resposta às expetativas dos nossos cidadãos”, reforçou o Secretário de Estado, asseverando que “o acesso dos cidadãos ao SNS é um desidrato maior da nossa missão”. Ricardo Mestre recordou, depois, vários serviços em que a saúde tem sido pioneira, bem como o investimento financeiro que está previsto através do Plano de Recuperação e Resiliência.


No mesmo evento, na presença do Secretário de Estado, foi assinado um protocolo entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Agência para a Modernização Administrativa para serem instalados mais de 90 balcões SNS 24 em espaços Cidadão, nas Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais. Desta forma, será passada em breve a barreira dos 350 balcões SNS 24 espalhados por todo o país.


Os desafios e oportunidades da telessaúde para o cidadão, a acessibilidade no Serviço Nacional de Saúde, a inclusão de pessoas portadoras de deficiência e o SNS 24 omnicanal foram algumas das temáticas em análise, nesta sessão que marcou o início do maior debate sobre eHealth realizado no nosso país.


Portugal tem vindo a consolidar o seu posicionamento em matéria de saúde digital através do eHealth Summit, iniciativa do Ministério da Saúde, organizada pela SPMS.


Fonte: SNS

imagem do post do Desafios e oportunidades da telessaúde
Voltar