Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM atendeu 770 chamadas por mês em 2022
Entre janeiro e setembro de 2022, o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu 6.938 chamadas reencaminhadas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o que representa uma média mensal de 770 ocorrências que necessitaram de intervenção psicológica. Já as Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) foram acionadas para 1.142 situações no mesmo período.
O CAPIC é o serviço do INEM direcionado para o atendimento das necessidades psicossociais da população, bem como para a prestação de apoio aos intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Estes profissionais garantem o apoio psicológico às chamadas telefónicas recebidas nos CODU do INEM 24 horas por dia e, sempre que necessário, deslocam-se diretamente aos locais através das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
Nos primeiros nove meses de 2022, o CAPIC recebeu 6.938 chamadas, menos 19 chamadas que no período homólogo de 2021. Já a UMIPE foi acionada para 1.142 situações em 2022, número que aumentou cerca de 4% face ao mesmo período do ano anterior.
O acionamento da UMIPE pode acontecer em diferentes contextos, por exemplo, para apoio no início do processo de luto na sequência de morte inesperada e/ou traumática, assistência a vítimas de sinistros ou a seus familiares e amigos, situações de risco iminente de suicídio, emergências psiquiátricas que impliquem risco de vida para o próprio ou para outros ou intervenção com vítimas de abuso/violação sexual.
Criado em 2004, o CAPIC é atualmente constituído por uma equipa de 24 psicólogos clínicos com formação específica em intervenção psicológica em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe.
Em setembro deste ano, este serviço do INEM foi agraciado com o Prémio Nacional de Psicologia 2022, atribuído no 5.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. O Prémio veio reconhecer a crescente valorização da intervenção psicológica no contexto de emergência e a importância do apoio aos cidadãos em situações de especial complexidade e crise.
Com base no trabalho desenvolvido pelos Psicólogos do CAPIC, o INEM disponibiliza no seu site várias brochuras que se destinam a informar o cidadão sobre como identificar quando um familiar, amigo, ou até o próprio, necessita de ajuda, conhecer os sintomas de uma pessoa com algum problema psicológico ou até ter conhecimentos sobre o que fazer perante um episódio do foro psicológico.
O CAPIC poderá ser contactado através do Número Europeu de Emergência – 112, em situações de crise psicológica, comportamentos suicidários, situações de abuso/violência física ou sexual, entre outras situações. Durante a chamada, colabore e responda a todas as perguntas que lhe forem colocadas, cumprindo as indicações transmitidas.
