08-09-2022

INEM atualiza Código de Ética e Conduta

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) procedeu à atualização do seu Código de Ética e Conduta, disponível para consulta na sua página de Internet.


Os trabalhadores do INEM prestam um serviço essencial de natureza social, que exige formação especializada e confiança da comunidade, desempenhando um papel delicado numa teia de relacionamentos sujeitos a especiais restrições éticas. Por essa razão, devem assumir um comportamento profissional irrepreensível.


Parte da especificidade da sua conduta decorre das relações que se estabelecem com os doentes em situação de urgência/emergência, que não só impõem um especial dever de sigilo relativamente aos dados pessoais do doente, como reclamam um especial cuidado na tomada de decisões, já que estas terão um profundo impacto na sua vida, na sua saúde, no seu bem-estar.


Por outro lado, ao longo dos últimos anos, o INEM tem assumido o seu papel como parte ativa no combate à corrupção e infrações conexas, através do cumprimento das recomendações do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), quer por via da elaboração dos Planos de Gestão de Risco de Corrupção e Infrações Conexas, quer por via das medidas e ações de prevenção implementadas, promovendo uma política de transparência na gestão pública.


A atualização do Código de Ética e Conduta do INEM veio, assim, introduzir princípios específicos de combate anticorrupção, para além de robustecer os valores e princípios e uma cultura ética de rigor e transparência, que devem pautar a atuação e o relacionamento pessoal e profissional dos trabalhadores do INEM.

imagem do post do INEM atualiza Código de Ética e Conduta
Voltar