Vacinação contra a COVID-19 e gripe

A campanha de vacinação outono-inverno contra a COVID-19 e a gripe inicia-se esta quarta-feira, dia 7 de setembro, em Portugal, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis, prevendo-se vacinar cerca de três milhões de pessoas até dezembro.


O processo vai arrancar de forma gradual, os primeiros a ser chamados à vacinação serão os maiores de 80 anos com comorbilidades, um processo que vai decorrer novamente de forma escalonada, por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada.


São elegíveis para serem vacinadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco, as grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.


Com uma capacidade semanal de agendamento de cerca de 280 mil pessoas, o dispositivo está distribuído por todo o território continental, através de 397 pontos de vacinação, dois terços dos quais localizados em centros de saúde e um terço em centros específicos de vacinação.

Fonte: SNS

imagem do post do Vacinação contra a COVID-19 e gripe
Voltar