Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atende mais de 173 mil chamadas

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 173 mil chamadas em dois anos e meio, sendo que mais de 10.800 eram de profissionais de saúde, de acordo com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.


No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Psicólogo, a SPMS lembra que esta linha “criada em plena pandemia, a 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido uma voz de apoio para aqueles que a procuram em momentos difíceis”, e já ultrapassou as 46.000 chamadas só este ano.


De forma a garantir resposta aos cidadãos não falantes de português, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 passou a disponibilizar o serviço também em língua inglesa, e, desde 20 de abril passado, já atendeu cerca de 2.500 chamadas.


No Aconselhamento Psicológico do SNS 24, o atendimento é sempre feito por psicólogos que procuram dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.


Paralelamente, o psicólogo “pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia”.


Fonte: SNS

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