10-08-2022

SNS 24 | Contacto acessível para cidadão surdo

Sabia que o cidadão surdo ou com alterações auditivas tem à sua escolha duas formas diferentes de comunicar com o SNS 24?


Atendimento por videochamada

Este é um novo canal que permite estabelecer o contacto com imagem/vídeo (videochamada) entre o cidadão surdo e um intérprete de língua gestual portuguesa do SNS 24.
O atendimento é feito por um intérprete reconhecido pela Federação Portuguesa das Associações de Surdos, é feito 24 horas por dia, 7 dias por semana e não tem qualquer custo associado.

Este serviço permite assegurar a comunicação com:

  • serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, através do contacto com enfermeiros para qualquer situação de doença não emergente
  • profissionais de saúde em qualquer contexto de prestação de cuidados (nas unidades de saúde)


Para aceder ao serviço de videochamada basta:

  • resolver o reCAPTCHA (marcar o quadrado indicando que não é um robô)
  • fazer a ligação por videochamada
  • Nota: Deve permitir que o seu navegador de internet tenha acesso à sua câmara/micro. A videochamada poderá ser gravada.


Atendimento por webchat

Este é um serviço que permite estabelecer a comunicação por escrito com enfermeiros do SNS 24, formados e com experiência. Permite assegurar a comunicação com o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, para situações de doença não emergentes.

Para aceder a este serviço tem de:

  • registar-se, se não está registado. Preencha todo os campos na página de registo
  • aceder ao registo, se já estiver registado. Escreva o seu email e password nos campos abaixo
  • recuperar a password, se não se lembra da password. Solicite a recuperação mesma aqui
  • Deve na altura do registo anexar a declaração que ateste a incapacidade, essencial para verificar, posteriormente, os critérios de acesso ao serviço. Estes critérios existem para manter o serviço (mais) disponível para quem dele realmente precisa.


Mais informações: SNS24

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