10-08-2022

INEM presente no apoio ao combate aos Incêndios Rurais

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquadrado nas suas competências no âmbito do Dispositivos Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), encontra-se a acompanhar o evoluir dos incêndios rurais em Portugal Continental, tendo empenhado recursos humanos e materiais no incêndio rural que lavra na zona da Serra da Estrela.


O plano de resposta do INEM no âmbito do DECIR prevê um conjunto de medidas internas de antecipação, adequadas ao Estados de Alerta Especiais do Sistema Integrado de Operações de Proteção Socorro (SIOPS) e Risco de Incêndios Rurais. Essas medidas passam por ter em prontidão meios de emergência pré-hospitalar, Equipas de Apoio para integrar os Postos de Comando Operacionais nos teatros de operações dos incêndios, bem como a presença de Oficiais de Ligação do INEM nos Centros de Coordenação Distritais e/ou Nacional e no Comando Nacional e/ou Distrital de Emergência e Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)


Desde o dia 8 de agosto, após solicitação da ANEPC o INEM tem uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) e uma Equipa de Apoio ao Posto de Comando Operacional (EAPCO) do incêndio que fustiga a Serra da Estrela, nos concelhos da Covilhã e Manteigas. No dia 9 de agosto, devido ao evoluir do incêndio e ao aumento de meios de combate ao mesmo, o INEM mobilizou para o local uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). Estas equipas mantêm-se no terreno, à ordem do Comandante das Operações de Socorro, prontas a intervir, caso seja necessário.


O INEM continuará a acompanhar o evoluir de toda a situação relacionada com os incêndios rurais, através da Sala de Situação Nacional e Oficiais de Ligação na ANEPC e em estreita colaboração com todas as Entidades envolvidas.

imagem do post do INEM presente no apoio ao combate aos Incêndios Rurais
Voltar