20-07-2022

INEM apoia combate aos incêndios rurais

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem prestado apoio à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no combate aos incêndios rurais em Portugal, no âmbito das suas competências. No decorrer da passada semana, mais de 70 operacionais do Instituto estiveram envolvidos neste apoio.


O apoio prestado está previsto no Plano de Resposta do INEM no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) da ANEPC. Enquanto agente de Proteção Civil, o INEM tem um papel fundamental na prestação de cuidados de emergência médica em ambiente pré-hospitalar às populações afetadas ou na iminência de serem afetadas pelos incêndios florestais, bem como aos bombeiros e outros agentes de Proteção Civil envolvidos no combate às chamas.


Atendendo ao nível de alerta e ao Estado de Contingência decretado pelo Governo em consequência do perigo de incêndio florestal, o INEM colocou meios em prontidão em todas as suas delegações regionais, melhorando assim a capacidade de resposta do Instituto em caso de necessidade de intervenção nos teatros de operações dos incêndios rurais.


O INEM mantém a prontidão e disponibilidade de acordo com planeado com a ANEPC e encontra-se pronto a intervir sempre que solicitado. Relembramos toda a população para seguir as indicações das autoridades, colaborando sempre com as mesmas e não se colocando em perigos desnecessários.


Portugal sem fogos depende de todos. A emergência médica começa em si. Em caso de necessidade, ligue 112.

imagem do post do INEM apoia combate aos incêndios rurais
Voltar